Algumas pessoas estão me perguntando, totalmente confusas, como funciona a contagem do tempo de gestação.
É quantas semanas pra cá, tantos meses pra lá. Uma loucura matemática. E olhem que a matemática envolvida é bem simples.
Em primeiro lugar, é bom ir se familiarizando com o termo SEMANAS!
É a principal ferramenta de medição utilizada pelos médicos, sites, laboratórios e correlatos.
Como colocado no post do Clomid, tudo começa no primeiro dia da menstruação.
Esse dia é o principal ponto de partida para aprender a contar os prazos que te acompanharão até o parto.
Esse é o dia que todo mundo que interessa (médico, obstetra, laboratório e ecografista) vai te perguntar.
Mas por que esse dia e não o da fertilização, como seria o lógico?
Tudo isso se resolve com uma simples resposta: Cada mulher tem as suas regras! Cada uma tem o seu tempo certo e não é igual com ninguém. E o pior: até mesmo na mesma mulher ele varia!
Na teoria, num ciclo regular de 28 dias, a ovulação acontece por volta do meio do ciclo, ou seja, por volta do dia 14. Prestaram atenção no tanto de senões existem aqui?
Pois é. Se a gente não consegue ter certeza do tempo de cada ciclo, imagine saber com exatidão o tempo certo da ovulação e ainda da concepção! É uma loucura biológica.
Quando o médico institui a data da última menstruação ele parte do princípio que pelo menos esta data a mulher saiba, até por que ela dá sinais evidentes de que aconteceu, né?
Considerando que após a fertilização do óvulo pelo espermatozóide, o que logo será considerado um embrião, gaste alguns dias se deslocando pelas trompas (agora tubas) uterinas até chegar no útero e ainda que ele gaste algum tempo para se implantar (nidação), a confusão fica ainda mais aparente.
Ainda tem mais: todo este processo é muito silencioso e não apresenta sintomas (normalmente) e a mulher só vai desconfiar (na maioria das vezes) que alguma coisa aconteceu quando a "monstra" não vem quase um mês depois da outra.
A estas alturas, o embrião já estaria crescendo, com aproximadamente 2 semanas. Eu disse APROXIMADAMENTE!!!!!
Para isso, contando com a data da última menstruação, o embrião teria uma idade hipotética de 4 semanas, considerando as duas semanas até a fertilização.
Sendo assim, ao menor sinal de atraso com possibilidade de gravidez, recomenda-se, no mínimo fazer o teste de farmácia (teste qualitativo de detecção de BHCG).
Um próximo post vou falar sobre o monte de teste existente e o percentual de acerto destes.
Outra idéia é fazer o exame do laboratório (teste quantitativo de BHCG) que vai indicar com alguma precisão, por meio dos seus valores, o tempo de gestação provável. Mas mesmo assim com uma grande margem de erro.
Para ter certeza mesmo do tempo da gestação o correto é a execução da ecografia transvaginal. Existem critérios e medidas que são feitos e garantem com precisão controlada a idade do embrião. Mas tenha certeza, a idade vai ser com base na data da última menstruação!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário